6 dicas para reduzir o estresse durante o estudo

Embora aprender coisas novas seja sempre emocionante, quando você está fazendo um curso, você tem a pressão de precisar obter uma determinada nota para passar. Isso significa que estudar e fazer atribuições pode ser estressante. Estudar também leva muito tempo e pode ser difícil conciliá-lo com seus outros compromissos de vida. No entanto, há uma série de coisas que você pode fazer para controlar o estresse e obter as notas de que precisa. Continue lendo para aprender mais.

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Sobre estresse

O estresse é uma ocorrência natural – acontece com todos nós. Existem dois tipos de estresse que provocam sintomas diferentes. Um é o ‘eustress’, também conhecido como ‘estresse benéfico’, que pode servir de motivação para continuar trabalhando. O outro é ‘angústia’ e este é o tipo negativo de estresse. Devemos nos preocupar com o sofrimento e tentar mantê-lo sob controle, pois pode afetar você emocionalmente e fisicamente, e também pode impactar negativamente seu desempenho acadêmico.

Felizmente, o sofrimento pode ser controlado.

1. Trabalhe em rajadas curtas

Pode ser difícil para o cérebro humano se concentrar na mesma coisa por longos períodos de tempo, portanto, concentrar-se por 45 minutos por vez e fazer uma pausa de 15 minutos no meio é a melhor maneira de estudar ou escrever um ensaio. Mas certifique-se de usar esses 15 minutos com sabedoria para dar a sua mente e corpo um descanso real. Experimente fazer um lanche ou uma xícara de chá, sair para dar um pequeno passeio para desviar os olhos da tela e dos livros ou até mesmo fazer um alongamento.

2. Faça exercícios e coma bem

Quando estudamos, geralmente o fazemos sentados. O problema com isso é que ficar na mesma posição o dia todo não é bom para o corpo. É aqui que o exercício é fundamental para manter baixos os níveis de estresse e altos os níveis de concentração. O exercício vai aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro e isso vai fazer você se sentir mais concentrado. Além disso, uma refeição balanceada também é importante porque estudar enquanto está com fome ou comer alimentos não saudáveis ​​ou com poucas calorias afetará sua capacidade de concentração. Coma alimentos que são digeridos lentamente, como grãos inteiros, vegetais frescos e proteínas magras. Da mesma forma, pense no futuro e prepare refeições nutritivas com antecedência, quando puder.

3. Crie um plano de estudo

Ter um plano de estudo visual para referência ajudará a lembrá-lo do que você precisa estudar e do que já estudou. Além disso, ele o ajudará a evitar a procrastinação , que é seu inimigo número um quando você precisa fazer as coisas. Seu plano de estudos também deve levar em consideração quaisquer compromissos e atividades que você tenha, como exercícios, trabalho, reuniões sociais e qualquer outra coisa que você faça diariamente. Ao contrário do que as pessoas acreditam, ter sucesso nos estudos não significa negligenciar todos os outros aspectos da sua vida, significa apenas que você tem que ser organizado.

Certifique-se de verificar seu plano de estudos regularmente – atualize-o de acordo com o que você já fez, o que precisa ser feito ou revisitado e quaisquer novos objetivos que deseja alcançar. Por último, se você tem um emprego, mas acha que precisa de mais tempo para estudar, fale com seu empregador o mais cedo possível.

4. Evite distração

Embora possa parecer impossível, você deve considerar fazer uma pausa no Facebook e no Instagram quando estiver tentando se destacar em seus estudos. Lembre-se de que o momento ‘só vou verificar rapidamente esta notificação’ pode se estender para um ciclo interminável de mídia social – então desligue seu telefone para as sessões de estudo.

5. Descanse o suficiente

O relaxamento é importante quando você está tentando se concentrar e ter sucesso nos estudos, especialmente antes de dormir. É à noite quando sua atividade cerebral diminui e todas as informações que você aprendeu durante o dia são processadas – portanto, uma boa noite de sono é crucial. Você deve tentar dormir pelo menos oito horas todas as noites. Experimente fazer exercícios respiratórios, tomar banho ou tomar um banho de chuveiro ou beber chá de camomila antes de dormir para dormir melhor.

6. Peça ajuda se precisar

Ninguém espera que você entenda tudo imediatamente, então não se preocupe se tiver muitas perguntas. Mas certifique-se de obter ajuda se precisar, conversando com seus colegas de classe e enviando e-mail para as pessoas encarregadas de seus estudos. Você pode até organizar grupos de estudo online se precisar de suporte extra.

Suceda em seus estudos

Gerenciar o estresse é crucial para manter um estilo de vida saudável enquanto você estuda. Deixar de fazer isso pode resultar em consequências negativas para você, tanto física quanto emocionalmente. A boa notícia é que, seguindo as 6 etapas simples acima, você pode estar no caminho certo quando se trata de manter o estresse sob controle e alcançar as marcas que deseja.

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