Quando ir ao psicólogo? – 8 sinais que indicam

Ao decidir quando ir ao psicólogo, você deve levar em consideração vários fatores. De certo modo, qualquer pessoa pode se beneficiar de serviços psicológicos que aumentam e mantêm o bem-estar geral e promovem a liberdade de tomar decisões e a força para existir. Há casos, porém, em que é necessário ou altamente recomendável procurar ajuda psicológica.

Em linhas gerais, é aconselhável ir à terapia psicológica quando há um problema que ultrapassa as forças que você tem em um determinado momento para resolvê-lo, o que o impede de viver e experimentar o bem-estar e, portanto, lhe causa desconforto e sofrimento. Existe um problema quando há uma discrepância entre o que você faz e o que deseja fazer, ou entre os resultados que obtém (comportamental e emocionalmente) e os resultados que deseja obter. É por essa razão que as pessoas podem precisar de ajuda psicológica.

Às vezes não é tão fácil detectar que existe essa discrepância, a única coisa que sentimos é desconforto, insatisfação ou sofrimento. E mesmo quando o problema é identificado, às vezes não é tão simples resolvê-lo, no sentido de que pode não depender de uma decisão da consciência. Por exemplo, para Jack Nickolson, no filme Better Impossible (As Good As It Gets), não é tão simples quanto propor que a partir da próxima segunda-feira ele deixe de lado suas obsessões e pare de lavar as mãos 10 vezes antes indo para a cama. Existem também resistências inconscientes que bloqueiam o que propomos a nós mesmos. É por isso que é difícil conseguir mudanças neste nível, mesmo que tenhamos a intenção de fazê-lo.

Os motivos para ir a um psicólogo podem ser:

  • uma dificuldade pessoal, como ansiedade ou desconforto,
  • uma situação dolorosa, como doença, luto, trauma ou separação,
  • dificuldades relacionais, como problemas de relacionamento , problemas na família ou no trabalho,
  • ou um desejo de mudança ou trabalho em si.

8 sinais que indicam quando você deve ir ao psicólogo

1) Você já sofreu traumas no passado e não consegue parar de pensar nisso

O luto pela morte de um ente querido, a perda do emprego podem ser motivos suficientes para buscar apoio psicológico. Temos a tendência de pensar que esse mal-estar de luto vai desaparecer por conta própria um dia, mas nem sempre é esse o caso. O luto por uma perda pode causar danos futuros, se não for bem assimilado, e pode levar ao isolamento de amigos e entes queridos. Se perceber que não está se envolvendo nas atividades diárias de sua vida ou se outras pessoas perceberem que você está se distanciando, é recomendável conversar com alguém que o ajude a assimilar adequadamente o que continua a afetá-lo. Por outro lado, outras pessoas reagem à perda com atitudes bastante maníacas e envolvem-se excessivamente com os amigos em eventos ou festas, alterando assim a sua capacidade de dormir.

2) Você sofre de dores de cabeça recorrentes, dores de estômago ou defesas baixas que não têm explicação médica

Problemas emocionais tendem a se manifestar em nossos corpos. Estresse, ou angústia emocional, por exemplo, pode se manifestar de várias maneiras em nosso relacionamento com a comida, em dores de cabeça e estomacais crônicas, e resfriados frequentes ou diminuição do apetite sexual.

3) Você se sente desconectado das atividades que antes gostava

Se você não gosta mais de ver seus amigos ou entes queridos, ou de ir aos seus lugares favoritos, pode ser um sinal de que algo está errado. Se você sentir uma decepção geral e tiver a sensação de que não faz sentido fazer as coisas agora, ou se sentir infeliz, consultar psicologo pode ajudá-lo a se reconectar com suas emoções e voltar aos trilhos.

4) Seus relacionamentos estão danificados

Se você se sente insatisfeito em seu relacionamento com seus entes queridos, seja seu parceiro, seus filhos, irmãos ou pais, ou você não se sente mais confortável em seu grupo de amigos e tem dificuldade em comunicar como realmente se sente, provavelmente precisa ajuda psicológica. Seja individualmente, seja como casal ou família. Muitas vezes, só você está ciente desse descontentamento, e outros podem percebê-lo como uma atitude diferente em relação a eles. Por isso é importante que você preste atenção a esses sinais, que passarão despercebidos a outras pessoas.

5) Seus amigos disseram que estão preocupados com você

Às vezes, simplesmente ignoramos os sinais mais óbvios em nossas vidas. O comentário de um bom amigo ou de nossa esposa, e a recomendação de buscar ajuda. Pode ter sido um amigo que veio e disse à parte “Ei, você está se sentindo bem? Eu percebi que você tem tido problemas ultimamente, talvez você devesse falar com alguém.” Ou seu parceiro que disse: “Olha, você precisa de ajuda. Você não tem estado de bom humor ultimamente. Nada do que faço ajuda você, na verdade, o relacionamento está piorando.” Muitas vezes as pessoas que nos conhecem e nos observam podem detectar sinais difíceis de detectar por nós mesmos, por isso é importante estar atento às perspectivas que os outros têm sobre você.

6) Você usa uma substância viciante para lidar com seus problemas

Se você já bebeu ou usou drogas com mais frequência ou em maior quantidade, até pensou em usá-las, ou teve alterações perceptíveis no apetite, tanto a vontade de comer em excesso quanto a falta de apetite, podem ser sinais de que você deseja fazer desaparecer emoções ou impulsos que é preciso comparecer.

7) Você sente desconforto no seu dia a dia

Se você sente que um problema está causando problemas significativos no funcionamento do seu dia a dia, seja no trabalho, em casa, na escola ou em outro lugar, é um sinal de que você se beneficiaria em procurar o psicólogo. Talvez sua concentração esteja dispersa, seu entusiasmo e impulso para realizar coisas tenham desaparecido. Talvez você evite interagir com seus colegas de classe ou de trabalho. Ou talvez você apenas se sinta sobrecarregado em geral. Se o desconforto persistir por semanas, é um sinal claro de que é hora de procurar ajuda.

8) Nada do que você fez parece ter ajudado

Às vezes, nossas habilidades para lidar com as dificuldades não são suficientes. Eles simplesmente param de funcionar ou se tornam menos eficazes do que no passado. Se você tentou várias coisas para progredir, como conversar com um amigo, fazer mais exercícios, fazer técnicas de autoajuda, e não fez muita diferença, este é um sinal de que é hora de falar com um terapeuta.

8 razões positivas para ir ao psicólogo

Além disso, a terapia psicológica individual é igualmente útil e benéfica nos casos em que o objetivo é aumentar o potencial e tornar a vida uma experiência melhor.

  • Aceita-se
  • Enriqueça seu relacionamento conjugal
  • Sejam melhores pais
  • Prosperar em seu trabalho
  • Aprofunde o significado da sua vida
  • Alcance disciplina para realizar exercícios
  • Deixe para trás e perdoe
  • Melhore a capacidade de expressar emoções

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