Por que cuidar de sua saúde mental é essencial para sua recuperação

Todos nós sabemos que devemos estar atentos à nossa saúde mental, mas quando a vida fica agitada, o bem-estar mental pode acabar em segundo plano. Alguns podem acabar usando substâncias para medicar sintomas de depressão, ansiedade ou trauma, o que pode resultar em um vício ativo que está causando estragos em sua vida. Por isso, é importante entender o efeito que a saúde mental pode ter na recuperação.

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Acontece que é tão comum que problemas de saúde mental e problemas de uso de substâncias apareçam juntos que existe um termo para isso: transtornos coocorrentes . A maioria dos clientes que tive em tratamento para transtorno de uso de substâncias também tem um transtorno de saúde mental concomitante – ansiedade , depressão, trauma, transtorno de déficit de atenção (DDA). Muitos clientes falam sobre o uso de substâncias para suprimir sua ansiedade, aliviar ou escapar de sua depressão. Alguns bloqueiam pensamentos intrusivos e memórias de trauma com substâncias. Geralmente é uma maneira ineficaz de controlar os sintomas e acaba sendo um problema adicional a ser vencido.

Os transtornos de saúde mental e os transtornos por uso de substâncias têm outras semelhanças. Ambos têm etiologia genética. Examine sua árvore genealógica e provavelmente verá parentes que tiveram as mesmas doenças. Ambos também possuem um componente ambiental. Embora nossa composição genética possa nos predispor a certas doenças, geralmente é nosso ambiente que fornece o estresse que faz com que essas doenças apareçam. Por exemplo, se você é o filho adulto de um alcoólatra , você tem uma predisposição genética que pode ter sido desencadeada por um ambiente instável durante sua infância. Você pode ter sido exposto a beber mais cedo na vida do que aqueles sem álcool em casa, e descobriu que essa é uma forma de se relacionar ou escapar de um pai ou mãe sob influência.

Se você teve ansiedade social quando adolescente, pode ter descoberto que as substâncias são uma forma de livrar-se de sua timidez ou de liberar suas inibições, de modo que você se tornou a “vida da festa”. Pode ter dado a você uma maneira de “se encaixar” com seus colegas. Você pode ter continuado na idade adulta usando substâncias como sua única habilidade de enfrentamento para lidar com situações difíceis ou momentos estressantes. Uma vez que o uso de substâncias não estava mais funcionando para você e você entrou em recuperação, descobriu que estava de volta ao momento em que usou pela primeira vez – tendo que descobrir como lidar com a ansiedade, depressão, trauma, desta vez sem substâncias. Esse pode ser um lugar muito assustador para se estar.

A boa notícia é que o tratamento para transtornos mentais e transtornos por uso de substâncias é o mesmo: psicoterapia individual, psicoterapia de grupo, grupos de apoio, medicamentos. E se você tiver um problema de saúde mental diagnosticado ou sintomas leves que você tem administrado por conta própria, concentrar-se no autocuidado é essencial. O tratamento é parte desse importante autocuidado. Para obter o máximo do tratamento, seja vulnerável. Os sentimentos que você tem medicado com substâncias surgirão na recuperação. Seja honesto consigo mesmo, com seu grupo, com seu provedor. Tome seus medicamentos conforme prescrito. Não espere até o último minuto para obter recargas; ficar sem os medicamentos, mesmo que por um dia, pode prejudicá-lo. Relate os efeitos colaterais ao seu provedor em vez de parar por conta própria ou ficar mexendo com a sua dose. Eles podem informá-lo se a dosagem ou o horário em que você toma o medicamento podem ser alterados ou se há um substituto disponível.

O que mais você pode fazer, além do tratamento, para ter certeza de que está praticando bem o autocuidado? Para encontrar as respostas para isso, solicitei aos meus colegas e clientes uma ampla gama de conselhos. Aqui estão suas sugestões.

Agende um tempo para você todos os dias. Leia uma reflexão, medite, faça algo que seja calmante, curativo e agradável.

Trate-se como se fosse uma planta de casa preciosa. Dê a si mesmo bastante água, oxigênio, sol e comida.

Viva um dia por vez. Todo dia é um novo dia. Fique no presente. Concentre-se no momento.

Faça um inventário diário. Como você está indo mentalmente, emocionalmente, fisicamente e espiritualmente? Se você estiver escorregando em uma área, desenvolva um plano para fortalecê-la. Manter o equilíbrio diminui os impulsos e os pensamentos negativos.

Revisite a simplicidade da rotina. Durma oito horas, arrume a cama, tome banho, escove os dentes, vista roupas limpas que lhe caiam bem e com as quais você se sinta bem.

Exercício. Coma bem. Vá lá fora. Coloque suas mãos na sujeira. Plante algo. Jardins com janelas podem trazer a alegria da natureza para dentro – se for um jardim de ervas, tanto melhor!

Descubra um hobby auto-relaxante. O crochê e o tricô mantêm as mãos ocupadas e acalmam a mente. Pergunte aos outros o que eles fazem para se acalmar.

Riso. Toque. Faça algo bobo. O humor cura!

Cuidar de sua saúde mental pode significar a diferença entre sobriedade e recaída. A recuperação é um momento de cura e crescimento. Cuide de si mesmo. Fique bem.

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